quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A magia de uma receita

Por Raul Carneiro
Noutro dia recebi uma mensagem dizendo que tenho postado muitas receitas no Sovacodcobra. É verdade. Tem faltado tempo pra novas fotos ou textos. Até mesmo porque depois da morte da bezerra Bebel ficou brava porque não fui fiel aos fatos.

Pois é. Cozinhar é algo que só deveria ser feito por aqueles que sentem prazer em fazê-lo. Um bom prato é aquele que prende o sentido da visão, aguça o paladar, alimenta bem o corpo e estimula a imaginação. Ele pode ser extremamente simples ou bastante refinado, mas sempre se destaca. Tem um quê a mais.

Como será que foi feito esse prato? Quais temperos foram usados? Qual a sua história? São perguntas que me faço sempre que me deparo com uma receita ou uma refeição com esse quê a mais. Acompanhar o preparo é algo que o torna ainda mais especial. Cria a expectativa da degustação, gera aprendizado e fomenta a imaginação dos que gostam de cozinhar.

Minha avó era assim. Não tinha nada escrito. Cozinhava usando sua criatividade, lembrando de receitas que teve contato ao longo da vida e transformando-as conforme lhe dava na telha. Tinha sempre uma história pra contar ou mesmo um bom papo para complementar o preparo do almoço de domingo.

Uma boa refeição é, antes de tudo, dar a mão à saúde, trabalhar os sentidos e criar laços. Uma boa refeição não deve ser feita sozinho. Merece ser compartilhada senão não tem graça alguma. Mesa bem posta, boa compania, conversa agradável. Tudo isso ajuda a fazer um prato especial. Muda até o gosto...

Cozinhar. Ah, cozinhar alivia stress. Fiz muito purê de batata em camadas intercaladas com carne moída durante a faculdade. Chegava em casa estressado, preparava um purê e punha na geladeira. O tempo de confecção de um purê de batata era o tempo necessário para colocar a cabeça em ordem e baixar o ritmo do dia.

Receitas podem rechear a literatura como A Mesa Voadora ou a Gula do Veríssimo, virar cinema como a festa de Babette, ou até ser motivo de reuniões em família e encontros periódicos de amigos. Podem também ser tema de aventura em aromas, como garimpar temperos no mercado central de Belo Horizonte ou de curiosidade, como experimentar algo bem esquisito quando se viaja.

Quem não tem sua receita especial? Aquela feita nas ocasiões importantes? Eu cultivo o hábito de fazer há três anos uma legítma galinhada do triângulo mineiro acompanhada com tutu de feijão, vinagrete bem temperado e guaraná mineiro. Faz sucesso aqui em São Paulo!

É por tudo isso que eu cozinho e acabo postando as receitas aqui. Além de que eu não canto bem, então recorro à culinária. Quem cozinha os males espanta...

Pra poder variar um pouco, vou postar só as fotos. Quem se interessar mande uma mensagem que eu passo a receita.

Abraços. Raul.


Filé de tilápia gratinado com arroz integral

Legítima galinhada mineira

Simples: arroz branco, contra filé, tomate, cebola e um copo de coca-cola gelada
Arroz Chow Mein, carne com legumes ao molho da malásia
Peixe grelhado ao molho de alho e tomate


Ostras ao molho com alho e bacon

Uma barata d'água gigante? Não sei, mas gostei do prato esquisito,

comido em Apollo Bay, Ocan Road, Australia.

4 comentários:

  1. Seria um prazer manter contato com você.
    http://conversascartomanticas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou passar a vcs uma receita q é boa para sabados..
    1- Azeite de Oliva
    2- Frango
    3- Temperos
    4- Sal
    5- Champagne Rose
    6- Manjericão
    MODO DE PREPARO:
    Coloque o frango em uma panela, deixe-o no forno até dourar. Logo após, jogue um pouco de azeite de oliva nos lados do frango. Bote seus temperos fazendo um circulo dos lados q colocaste o azeite. Em cima so frango, jogue em sinal de cruz o champagne rose. Pegue um manjericão caprichadinho e ponha no centro do frango. Logo após jogue sal a gosto. A comida é deliciosa!
    Bjus By: Juh

    ResponderExcluir
  3. Ah, e claro, um refrigerante suco ou alguma bebida acessível geladinha para acompanhar.

    Bjus By: Juh

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas