segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bagre assado

Raul Carneiro
Clique sobre a imagem para ampliar 

Este bagre eu ganhei do Fabiano e Fabiane, comprado na CEAGESP. A princípio me pareceu algo que daria muito trabalho para preparar, mas na prática foi bem mais fácil.

O bagre é originário das bacias do nilo e de algumas regiões tropicais da África. Foi introduzido no Brasil na década de 80 na aqüicultura comercial.

Por ser um predador noturno e de boa adaptabilidade, causou uma invasão silenciosa em rios e lagos do sudeste brasileiro.
Clique sobre a imagem para ampliar

Suporta baixos níveis de oxigênio e ainda consegue "andar" (arrasta-se com ajuda das nadadeiras peitorais) e "respirar" (tem a capacidade de usar ar atmosférico para complementar uma oxigenação deficiente) fora da água, fazendo uso dessa capacidade para mudar de endereço toda vez que o córrego ou lago em que está não é satisfatório.

Possui uma carne branca, de consistência intermediára comparada a outros peixes brasileiros. Muito usado em ensopados, também fica muito bom assado. Quase não possui espinhos e produz filés mais espessos. 

Ingredientes:

1 bagre
2 tomates picados
2 cebolas grandes picadas
8 dentes de alho picados
1 maço de salsinha, 1 de cebolinha e 1 de coentro.
4 colheres das de sopa de farinha de milho ou de mandioca
4 pimentas cambuci picadas
1 pimentão picado
4 limões galego
Sal (usei um sal natural com água marinha dado pela Lúcia)

Modo de preparo:

Depois de limpo (este já veio limpo), lave bem o peixe e corte as barbatanas fazendo um corte profundo.

Como não tenho prática, optei por cortar o peixe da barriga para o dorso, acompanhando o mais próximo possível da cabeça. Após rebater a pele e carne, retirei a cabeça com o auxílio de um cutelo, cortando de dentro do peixe para fora.

Vire o peixe de barriga para cima e faça algumas perfurações por dentro com a ponta de uma faca. Faça uma mistura de suco de limão, cebola, alho e sal, esfregando com as mãos por dentro do peixe para penetrar nas perfurações.

Deixe descansar resfriado por 12 horas.

Em uma vasilha, pique a salsinha, a cebolinha e o coentro. Acrescente todos os outros ingredientes. Recheie o peixe com a mistura. Feche e vista-o com uma rede (pode ser comprada em supermercado ou casas de produtos para churrasco).

Clique sobre a imagem para ampliar 

Embale o peixe em papel "assa fácil" (você também encontra em supermercado), dando três a quatro voltas com o papel. Corte 4 tiras do papel e use para amarrar as extremidades e duas no meio, por segurança.

Leve ao forno a 240 graus ou churrasqueira por uns 50 minutos, acompanhando o cozimento. Corte as tiras e desembale o peixe e coloque sobre uma travessa.

Com o auxílio de uma tesoura, corte a rede e retire-a, girando o peixe com cuidado. Sirva.

A cabeça dá um excelente pirão, que depois posto a receita.

Bom apetite.

2 comentários:

  1. Oi
    Obrigada pela receitas.
    Hummmmmmm que gostosura.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. OLA!!!
    Nossa cozinha está comemorando 1 ano com uma promoção especial, visite-nos e participe.

    http://nacozinhadavo.blogspot.com/2012/02/1-ano-de-cozinha-da-vo.html

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas