domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sushi com coalhada de sobremesa

Receita e fotos: Raul Carneiro
Clique sobre a imagem para ampliá-la

Esse prato, apesar de parecer não combinar à primeira vista, é leve, de fácil digestão, muito nutritivo, saboroso, além de combinar muito bem como uma refeição seguida de uma ótima sobremesa.
O SUSHI

Clique sobre a imagem para ampliá-la

O sushi é um alimento que tem origens remotas. Antigamente, no Japão, os peixes eram conservados em arroz cozido. Os ácidos acético e láctico produzidos pelo arroz permitiam que o peixe fermentasse naturalmente, adquirindo um sabor ácido. Os peixes eram eviscerados e acondicionados em camadas de arroz, sendo extremamente útil principalmente para pescadores que ficavam muito tempo em alto mar.

Hoje, o processo de fermentação foi substituído pelo vinagre e o prato recebeu o acompanhamento do molho de soja shoyu.

Ingredientes (você compra facilmente em qualquer casa de produtos japoneses): ½ Kg de arroz Gohan, ½ Chávena de vinagre de arroz, ½ Chávena de saquê, 01 pacote de algas para sushi, 02 colheres de açúcar, 01 colher de sal, 01 filé de salmão com pele não congelado, pepino, Kani kama, manga, maça, gergelim, gengibre e Wassabi (erva forte).

Modo de preparo (se você realmente tem interesse em preparar pratos japoneses, recomendo que entre em contato com o pessoal do Nigiri e compre o DVD “Como fazemos Sushi”. É barato e muito bom, ensinando desde o preparo do peixe aos pratos finais):

- Lave muito bem o arroz até que a água fique límpida. Leve-o à panela com 03 Chávenas de água e o saquê. Cozinhe em fogo alto até levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e mantenha por 10 minutos. Quando o arroz estiver quase secando no fundo da panela, desligue o fogo e deixe descansar com a panela tampada.

- Corte o pepino em tiras estreitas, assim como a manga, a maçã e o Kani Kama.

- O salmão deve estar refrigerado. Retire todos os espinhos com o auxílio de uma pinça. Em uma tábua acrílica e utilizando uma peixeira bem afiada, corte o salmão em cortes transversais de cerca de 4 dedos. Depois, corte longitudinalmente em fatias de 0,5 cm a partir da lateral do pedaço até chegar no meio. Depois fatie da outra lateral, sempre, rebatendo a pele no final de cada fatia. Deixar a pele até o momento do corte dá mais sabor e consistência ao peixe. Esse tamanho de fatia é perfeito para sashimi. Para o sushi, divida a fatia em duas, novamente em corte longitudinal.

- Em uma esteira, estenda a alga e, molhando sempre as mãos (que devem estar bem limpas), coloque uma pequena camada de arroz sobre a alga, deixando descobertos cerca de 2 cm no final. Acondicione o salmão em linha no meio do arroz, acompanhado de gengibre e salpique gergelim por todo o arroz e depois enrole, pressionando nas laterais antes de desenrolar. Corte ao meio o rolo de suhi e vá cortando cada pedaço ao meio até chegar em 8 ou 10 sushis, que é o que rende cada alga.

Repita usando Kani Kama, pepino e manga. Sirva com gengibre, Wassabi e shoyu.
A COALHADA
.
Clique sobre a imagem para ampliá-la

A coalhada contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal promovendo o seu balanceamento. Com baixo investimento, é muito fácil a fabricação da Coalhada em casa, além de ser um alimento fantástico para crianças.

Para uma ótima qualidade da coalhada, utilize um bom leite, preferencialmente do tipo A, que é puro, sem adição de conservantes como é o caso do tipo longa vida e com uma contagem bacteriana muito menor que o leite do tipo B.

Ingredientes: 01 litro de leite, 01 potinho de 200 mL de iogurte natural.


Modo de preparo: Ferva o leite e quando estiver morno (use as costas do mindinho para sentir), acrescente o iogurte. Coloque a mistura em um recipiente com tampa, embale-o com uma toalha ou cobertor e deixe totalmente imóvel por 7 horas, depois leve à geladeira e pronto.

Adoce-a a gosto com, mel ou açucar. Como de doce já basta a vida, eu gosto de acrescentar somente um fio de mel e saborear o ligeiro azedinho da colahada.
Bom apetite. Raul.

Clique sobre a imagem para ampliá-la

Fez a receita? Então poste um comentário por favor.

2 comentários:

  1. I recently came accross your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I dont know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.so you also can read my blog.my blog is about air shox,Nike AIR Force and UGG.welcome to visit.

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais as receitas. Valeu a dica do Nigiri. Vou fazer a coalhada. Abcs.

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas