domingo, 2 de novembro de 2008

Trigada

Fotos e receita: Raul Carneiro
clique na foto para ampliá-la

Essa receita eu experimentei há uns 6 anos atrás, feito pela amiga Catarina.

É um prato árabe, onde acabei fazendo algumas pequenas adaptações que na minha opinião tornam o prato mais gostoso. Uma salada ou vinagrete simples acompanham bem o prato.

Ingredientes:

√ 300 gramas de trigo para quibe

√ 1 Kg de peito de frango

√ 3 cebolas grandes picadas

√ 150 gramas de manteiga

√ Temperos: Sal, pimenta, salsinha e cebolinhas picadas, Ora pro nobis, Garam massala.

Preparo:

Coloque os 300 gramas de trigo em um vasilhame e cubra com água até ultrapassar uns dois dedos. Deixe descansar por 2 a 3 horas e depois retire a água colocando o trigo em um pano de prato limpo e torcendo-o.

Refogue o peito de frango e quando já estiver bem refogado, desfie um pouco com o auxílio de uma colher de pau. Tempere o frango a gosto.

Eu gosto de usar um pouco de Garam massala no tempero (termo da cozinha indiana usado para a mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizandtes), que nesse caso foi feito com a mistura de açafrão, cominho, cravo, canela, cominho, curry, louro e gengibre.

Em uma outra panela, esquente um pouco de azeite e, após aquecido, acrescente a manteiga e a cebola. Deixe dourar em fogo baixo. Acrescente então o frango e o trigo. Mexa bastante.

Pouco antes de servir, acresente a salsinha, cebolinha e ora pro nobis picadas, misturando bem. Um pimentinha mineira combina bem com a receita!

* Ora pro nobis: cacto trepadeira comum em Minas Gerais. Planta de folha carnuda, saborosa e rica em ferro e aminoácidos.



Esse prato é muito simples de ser feito e muito saboroso. Nesses seis anos nunca aconteceu de alguém não gostar.

Bom apetite. Raul.

Fez a receita? Então poste um comentário por favor.

8 comentários:

  1. Esse prato é incrível!!!
    De dar água na boca...


    Abraço!

    Léo

    ResponderExcluir
  2. Não fiz a receita...mas deu água na boca!!! Vou experimentar qualquer dia. Sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai... com uma receita explicadinha assim vou até tentar fazer..........rs!!!

    ResponderExcluir
  4. Rau prazer conhecer você. Trigada - Amei esse jeito de fazer o trigo. A Nigella que usa muito o tal Garan Marsala, é um curry especial indiano? Vou fazer do seu jeito sem esse tal Garan Marsala, aqui eu não tenho. Me registrei como sua seguidora e aproveitei registrei voce numa lista de Blogs masculinos que chamo de Blogs dos Compadres no meu blog de receitas. Bom final de semana. Priscila (uma paulista em MG)

    ResponderExcluir
  5. Oi Raul,

    Nunca vi receita de trigada, ela parece ser excelente.
    Faço um prato que aprendi aqui em Curitiba com uma amiga ucraniana que se chama Quibe vegetariano. Fica bem gostoso. Caso voce se interesse eu posso lhe enviar e depois de provado voce pode ate posta-lo, que alias nunca vi em nenhum dos inúmeros blogs que visito.
    Abrs, Vera

    ResponderExcluir
  6. Adorei, mas na minha casa trigada é uma espécie de sopa árabe. Qdo falaram prá minha avó que não conheciam ela disse que uma outra descendente de libanês ensinou a ela e disse que em algumas regiões é servido assim.

    ResponderExcluir
  7. O comentário anterior é meu. Meu nome é Sandra Brizighelli.Coloca-se o trigo grosso de molho na água quente, espreme, refoga-se cubos de frango ou vaca com cebola, alho, zattar, cheiro verde, acrescenta-se o trigo, tomate picado, água, deixa cozinhar como sopa. é prato único de inverno.

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas