segunda-feira, 20 de abril de 2009

A grande muralha


Estudos baseados em registros históricos estimam o comprimento da grande muralha da China em praticamente 5 mil Km.

Na verdade, a muralha da China não é uma estrututra única. Consiste de diversas muralhas construídas ao longo de várias dinastias.

Com auxílio de tecnologias como GPS e infra-vermelho, a extensão da grande muralha passou para 8.830 Km (daria para ir de Macapá a Porto Alegre, 4.271 Km, subir de novo até Rio Branco, 4254 Km e ainda sobrariam 305 Km).

Pôde-se identificar pontos com barreiras naturais que também compunham a proteção contra invasões dos povos do norte, como os mongóis, xiambeis e outros.

Informações da mídia chinesa explicaram que 70% do monumento era um muro, enquanto o restante eram trincheiras e barreiras naturais, como serras e rios. O muro traça uma linha entre a China e o interior da Mongólia. As primeiras partes datam de mais 220 ac, mas foram reconstruídas e ampliadas durante a dinastia Ming, entre os séculos 14 e 17.

O diretor estatal responsável pela parte do patrimônio cultural, Shan Jixiang, disse recentemente que o muro esteve sob risco de cair em ruínas em várias partes. Menos de 10% estava em boas condições e 20% em condições medianas.

As duas principais ameaças ao muro são o clima e construções de infra estrutura. Grandes partes foram derrubadas para construção de auto estradas e, em algumas regiões, pedras foram usadas para construir casas.
As diferentes partes da muralha distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste).

Definitivamente os mongóis e demais povos nômades do norte não eram bem vindos na China. Só que a muralha não foi suficiente para segurar Genghis Khan, que conquistou a China e estendeu seu território para Oeste e Sul. Seu neto, Kublai Khan, foi o responsável pela dominação total e reunificação da China, mas isso já é outra história..

Fonte

Um comentário:

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas