domingo, 24 de maio de 2009

Linguine negro ao molho de atum na manteiga



Essa massa negra eu ganhei de presente há algum tempo e resolvi prepará-la hoje. Vem da região de Toscana, na Itália, e é negra porque misturam aquela tinta preta que a Lula usa secreta para se camuflar. Também acrescentam peixe à massa, o que dá uma diferente impressão visual e de paladar à massa. Um prato que combina bem com peixes e frutos do mar.

Aproveitando o uso da tinta da lula e peixes na masa, optei por adicionar atum e temperos. Ficou muito bom, muito além de minha expectativa inicial em virtude do aspecto negro da massa. Engraçado como também se come com os olhos, mas que às vezes os olhos enganam o paladar....

Clique sobre a imagem para ampliar


Fiquei curioso sobre essa tinta e resolvi pesquisar um pouco a respeito. É um produto muito usado no preparo de massas e arroz na culinária espanhola e italiana. Aliás, acho que até fui bem na escolha do uso do atum. A receita que encontrei depois na internet também envolvia peixes e frutos do mar: Pasta con Frutti di Mare con Salsa Fra Diavolo, ou massa com frutos do mar em molho picante de tomate...quem sabe não ganho mais um pacote e tento essa receita na próxima...

Ingredientes:

- Parmesão ralado;
- 1 cebola média picada;
- 3 colheres de manteiga;
- manjericão, alecrim, azeite;
- 1 lata de atum ralado (eu prefiro o atum sem óleo, fica mais leve e saboroso.)

- massa a gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe a massa até ficar al dente. Refogue a cebola com a manteiga mais azeite em fogo baixo. Quando começar a dourar a cebola, acrescente o alho, o manjericão e o alecrim. Coloque então o atum ralado, aumente o fogo por uns 5 minutos e desligue.

Em um refratário misture o atum e o parmesão à massa, homogeneizando a mistura sem quebrar a massa. Depois coloque algumas folhas frescas de manjericão, leve ao forno ou grill por 10 minutos e sirva.

Clique sobre a imagem para ampliar

Bom apetite.

3 comentários:

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas