segunda-feira, 25 de maio de 2009

Arroz com curry e carne de panela com batatas

Clique sobre a foto para ampliar

Sempre que abro a geladeira me deparo com um vidrinho com curry (também conhecido como caril) em pasta na porta. Curry é um tempero um pouco complicado pois não é todo mundo que gosta do sabor mais picante. Vai muito bem com carne de frango, principalmente.

Assistindo o filme Estômago, vi uma carne de panela com batata de dar água na boca e pimba! Veio a receita à cabeça: Arroz ao curry com carne de panela com batatas.

Ingredientes:

Arroz parbolizado (3 xícaras)
Vinho branco seco;
Curry;
Alho;
03 cebolas;
Alecrim;
Vinagre (eu uso balsâmico);
1 Kg de batata;
1,5 Kg de coxão duro;
02 folhas de louro;
Açafrão;
Manteiga e azeite;
Preparo:
Refogue uma cebola picada em manteiga e azeite, misture o alho e deixe dourar. Acrescente 03 colheres das de café de curry. Mexa bem. Acrescente o arroz e em seguida 5 xícaras de vinho branco seco. Deixe ferver e então tampe a panela e coloque em fogo brando, acompanhando até dar o ponto normal de arroz.

Clique sobre a foto para ampliar


Retire o excesso de gordura da peça de coxão duro, separe 3 a 4 pedaços grandes e fure-os com o auxílio de uma faca. Tempere com alecrim, sal, alho, vinho branco e vinagre balsâmico. Deixe marinar por 40 minutos. Refoque as cebolas em uma panela de pressão aberta, após refogada, acrescente a carne, louro e água com um tablete de caldo de carne (se desejar, você pode preparar seu próprio caldo de carne e congelar, o que é mais saudável) e deixe ferver com a panela tampada por uma hora.

Descasque as batatas e leve-as a uma frigideira com um pouco de manteiga, alho e açafrão. Quando estiverem bem amarelas coloque um pouco de água na frigideira e deixe cozinhar.

Quando a carne estiver pronta, acrescente as batatas e sirva.

Bom apetite. Não deixe de comentar ou dar sua nota à receita!

Clique sobre a foto para ampliar



Um prato muito saboroso que casa um arroz bem diferente com a usual carne de panela. Ótima opção de prato. Lembrando que o arroz fica um pouco picante.

Clique sobre a foto para ampliar
Bom apetite

3 comentários:

  1. Seu blog virou fonte de consulta sobre o prato do fim de semana aqui em casa. Parabéns.

    Claudio e Vera

    ResponderExcluir
  2. Essa carne de panela me lembrou o vovô...
    Ele adorava! =]

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas