sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Três coisas em Minas Gerais: Ouro Preto

Parte 2

Quem ainda não conhece Ouro Preto deve conhecer. Aliás, os municípios que englobam a Estrada Real são todos interessantes. Belos lugares, histórias e paisagens.

Seguem excelentes opções (de muitas) para quem estiver passando por lá.

*** Lanchonete Jeca Tatu ***


 Ao sair da BR 040 em direção a Ouro Preto, essa lanchonete está a uns 15 Km para quem segue para Ouro Preto. Lotada de vinis de uma infinidade de bandas de diversas épocas, além de dois ônibus americanos escolares que viraram biblioteca e um monte de fotos, artigos de jornal e peças antigas. O pão de queijo com café preto no ambiente já valem a pena.


*** Museu da Inconfidência ***


Transformado em museu durante o governo de Getulio Vargas, o prédio é de 1780 e abrigou a administração da coroa e presos políticos e até foi penitenciária estadual. Em estilo neoclássico e muito bem preservado, o museu guarda obras de Manoel da Costa Ataide, Aleijadinho, móveis e vestimentas da época e documentos da coroa, inclusive a sentença dada a Tiradentes que é uma coisa sombria...

Em uma das salas do museu está a o Panteão dos Inconfidentes, onde estão sepultados os 16 inconfidentes que combateram a injustiça, a ignorância, os preconceitos e os erros e que por isso foram degredados para a África. Seus corpos foram exumados e trazidos de volta para o Brasil na década de 30.

Para minha surpresa encontrei o túmulo de meu octavô, Capitão José de Resende Costa, degredado para Bissau, que morreu em 1798.
  

*** Casa dos Contos ***


Construída em 1784, a casa dos contos foi, dentre muitas coisas, Casa da moeda e de fundição, prisão de inconfidentes e sede da administração pública da capitania de Misa Gerais. Restaurado com muito esmero, abriga o museu da casa da moeda e no subsolo um museu sobre senzalas.

*** Praça Tiradentes ***


A praça Tiradentes é o ponto central de Ouro Preto. Aí foi exposta a cabeça de José Joaquim da Silva Xavier. O centro da praça há um monumento ao mártir, que curiosamente está de costas para o palácio do governo. Lojas, cafés, museus circundam a praça.

*** A casa de Marília de Dirceu***

Esta casa pertenceu à Maria Joaquina Dorotéia Brandão, a Marília de Direcu, importalizada na obra de Tomás Antônio Gonzaga.

*** Mina de Ouro ***


Dados oficiais relatam mais de 800 toneladas produzidas em Ouro Preto no século XVIII, isso fora o contrabando.

Ouro Preto é um queijo suíço por baixo. A 50 metros da casa da Marília de Dirceu, por exemplo, encontrei essa mina de quase 400 anos, escavada manualmente por escravos que eram trazidos da Costa do Marfim (mais baixos e mais fortes), começavam o trabalho com 6 anos, eram castrados aos 13 para não crescerem muito e morriam, em média, aos 20 anos, surdos e com silicose. Também um lugar sombrio de Ouro Preto...

A mina chega a uns 350 metros por baixo da cidade e dentro dela dá para ver os veios de quartzo (onde o ouro sedimentava), que funcionava como guia para as escavações.


Além de toda história acumulada nas ruas e paredes de Ouro Preto, é um bom lugar para se tomar um café, comer um pão de queijo, um doce ou mesmo uma pinga com mel.

Recomendo!

Clique aqui e veja outras edições do 3 Coisas Vários Lugares.

4 comentários:

  1. Olá Raul quanta história tem Minas,não é mesmo?
    Suas fotos são lindas.
    Ó meu marido é de uma cidade do sul de Minas, que se chama Nova Resende, será que seu octavô, teria parte na sua fundação?
    Não sei muito bem a história de lá seus fundadores, etc.
    Mas pelo sobrenome, quem sabe pode ter alguma ligação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bela reportagem,....lindas fotos!
    Beijinhos
    Bom ano 2012.
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ter morado lá colore suas fotos com a paleta da saudade.

    ResponderExcluir
  4. Vicentina,

    Minha familia veio para o Brasil em 1630. Dos Góes de Lara e Resende Costa surgiru os Lara Resende, a partir de mue bisavô, que morou em São Joao Del Rei e que depois mudou-se para Belo Horizonte.

    Resende Costa, São João Del Rei, Campo Belo e outras cidades foram onde se instalaram. Dessa região todos os Resende são parentes.. Abcs.Raul

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas