domingo, 13 de junho de 2010

Três coisas no Equador - cultura e geografia

Parte 1
Por Raul Carneiro

Vista de Quito

Acabo de retornar de uma viagem ao Ecuador de três dias. Como em toda viagem que faço, procurei, além de trabalhar, claro, conhecer pelo menos três coisas do lugar.

A primeira foi ter contato com a cultura e história do Ecuador (como eu gosto de Brasil com"S", escreverei Ecuador na forma original também).

O Ecuador é limitado ao norte pela Colômbia, a leste pelo Peru e a oeste pelo oceano pacífico. As ilhas Galápagos também fazem parte do país e estão a cerca de mil Km do continente. A capital é Quito, com 2.5 milhões de habitantes e localizada a uma altura de 2.800 metros de altitude.

Vista da descida de Quito em direção à costa do Equatoriana
Basicamente, o país é dividido em três partes: as ilhas Galápagos, a costa do pacífico (que é uma região de terras mais férteis e planas e onde está situada Guayaquil), a Serra (que é a parte equtoriana dos Andes onde está Quito) e o oriente, recoberto pela floresta amazônica.

Vista do pacífico, costa equatoriana


A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o país no sentido norte- sul, com altitudes que chegam a 6.300 m de altitude.

O país era povoado por distintos povos indígenas, que foram massacrados pelos Incas no século XV e que por sua vez também foram massacrados pelos espanhóis no século XVI.

A independência ocorreu em 1822, emergindo do colapso da Grã-Colômbia. A economia do país é focada parte na produção de matéria prima de alimentos, dentre elas a pecuária, óleo de palmeira, frutas, dentre outras, parte na produção de petróleo.

Na pecuária de corte, a raça Brahman tem grande importância. A raça Nelore, que é usada no Brasil, está começando a ter criadores no Equador.

Técnicos e criadores da associação equatoriana de criadores de Nelore

Na próxima postagem falarei um pouco da cozinha equatoriana.

2 comentários:

  1. Olá, estou fazendo um trabalho sobre o Equador e estou tendo dificuldades em encontrar alguns dados, será que pode me ajudar?
    Meu e-mail é maitestockey@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola meu namorado mora no ecuador , obrigado poor me dar um poco de conhecimento sobre esse paais Bjos !

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas