quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Três coisas no Rio Grande do Sul: Queijos, embutidos e uma boa conversa

Vale dos Vinhedos - Queijaria Valbrenta 




O estado do Rio Grande do Sul é repleto de surpresas, além de um povo muito sociável e simpático.

Em uma pausa de trabalho, tive a oportunidade de visitar o Vale dos Vinhedos, localizado entre os municípios de Garibaldi e Beto Gonçalves. Infelizmente, não trouxe minha máquina fotográfica, mas o celular foi suficiente para colher imagens dessa experiência muito bacana.

Logo no início do trecho, parei na Queijaria Valbrenta, onde conheci o Sr Alfredo Guera, descendente de italianos, mas que ainda conserva um sotaque meio gaúcho, meio italiano.


Foram pelo menos 50 minutos de um papo muito agradável, regado a uma degustação de queijos e embutidos feitos pela queijaria. 

A prova de queijos começou por um grana padano (uma espécie de parmesão frutado de excelente sabor), passou por um queijo com tomate seco e azeitona, um gouda, um queijo ao vinho e assim se seguiu até os embutidos. Experimentei diferentes tipos de salaminho (inclusive um de javali e um milano codimentado), além do copa e do parma. Sem contar nos licores de pistache, geléias e afins que a casa possui...


Foi impossível não levar o queijo com tomate seco e azeitona, além de um salaminho de javali e um copa. Realmente fantásticos. Mais bacana foi poder conversar sobre cada produto, como é feito, conhecer a queijaria e, principalmente pessoas e histórias muito interesantes.

Visitando o Vale dos Vinhedos, não deixe de parar na Queijaria Valbrenta. Vale a pena pelo papo e pelos produtos!

Clique aqui e confira outras edições do "3 coisas, vários lugares"

2 comentários:

  1. Adoro dessa queijaria Raul! O clima aconchegante, de conversa de balcão, é muito legal. Sempre que vou a Bento passo lá. Espero que tenha aproveitado o passeio pelo Vale dos Vinhedos. Eu sou fã de carteirinha.

    ResponderExcluir
  2. É só delícias!
    Adorei esses queijinhos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas