segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Paella à Valenciana

Por Raul Carneiro
Clique sobre a imagem para ampliar
A Paella é um prato típico espanhol à base de arroz que tem suas origens na região de Valencia. É uma refeição muito popular que foi criada por camponeses que levavam a paellera (panela tipica) para o campo, onde faziam seu almoço agregando ao arroz os legumes, a carne de caça e sobras que possuíam.

Há uma grande variedade de Paellas atualmente, mas a autêntica Paella Valenciana é feita de arroz, frango, coelho, pato e uma variedade nativa de feijão. Com a difusão da Paella pela costa espanhola, foram também acrescentados frutos do mar, tornando o prato misto. hoje a Paella Valenciana que é feita associa carnes como frango, por exemplo, aos frutos do mar.

Além da Paella Valenciana, as variedades mais famosas atualmente são a Paella à Marinera, feitas de peixe e frutos do mar e a Paella negra (que leva tinta de lula).

Trata-se de um prato que na Espanha está associado à festividades.

Apesar de termos em mente (pelo menos eu tinha) de tratar-se de um prato caro, hoje pude constatar que não é assim tão caro. Essa receita me custou R$ 30,00 (já incluindo a bebida) e rende para cerca de 4 pessoas. Muito barato para um prato de fim de semana.

Paella Valenciana
Clique sobre a imagem para ampliar
Ingredientes:

2,5 chávenas de arroz parbolizado;
02 cebolas médias;
01 pimentão vermelho pequeno;
01 pimentão verde pequeno;
03 tomates maduros;
500 g de camarão* ;
150 g de anéis de lula* ;
150 g de polvo* ;
150 g de mexilhões sem casca* ;
200 g de peixe ( eu usei linguado)* ;
250 g de frango;
Alho, sal, cominho, açafrão e cheiro verde;

* Os frutos do mar foram comprados já limpos e congelados.

Preparo:

Utilize uma panela de boca larga ou uma paellera se você possuir.

Antes de mais nada prepare o frango, refogando um peito de frango em pedaços. Reserve.

Refogue os frutos do mar temperando com um pouco de sal. Acrescente os tomates cortados e deixe ferver até começarem a desmanchar. Reserve.

Corte as cebolas em rodelas e frite-as. Quando estiver dourando acrescente um pouco de alho moido. Coloque então o arroz, mexendo bem e acrescente o cominho, açafrão e sal. Em seguida acrescente um pouco do cheiro verde, os frutos do mar e o frango.

Utilize o caldo formado pelo cozimento dos frutos do mar para cozinhar o arroz. Utilize 2 copos de água ou caldo para 1 de arroz ou cubra o arrooz até 1 dedo e meio acima.

Cozinhe até o arroz secar, desligue o fogo e deixe descansar com a tampa fechada por uns 20 minutos.

Bom apetite. Não deixe de comentar ou dar sua nota à receita!

Clique sobre a imagem para ampliar

6 comentários:

  1. Ótima escolha de receita. Adoro paellas.Obrigada pela visita ao Trem bom.Tenho amigos em Sertãozinho e me dizem que é bem quente.

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma cara ótima! E o preço da receita é super acessível! Eu achava que era mais caro. Já sei o prato do próximo domingo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita à minha cozinha virtual. :-)

    Este seu blog está delicioso. Já coloquei um link lá no "Bistrot".

    Abraço dos Açores.

    ResponderExcluir
  4. Olá Raul, seu está com problemas, quando a gente clica no seu link em uma página de parceiros, a gente é levado a uma outra página com o seguinte link,http://cozinhadeonde.blogspot.com/, escrita da seguinte forma, O blog que você estava procurando não foi encontrado. dê uma olhada no seu feed e me avisa para que eu possa adicionar novamente seu link no meu blog. Seu blog está bem legal, eu gostei.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Raul, eu adicionei no meu msn o seu endereço de contato que fica no seu perfil no Blogger, se caso não for este me adiciona aí, eli_raimundo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas