domingo, 24 de janeiro de 2010

Cortes de carne e seus preparos: Contra filé

CONTRAFILÉ

Também conhecido como lombo, lombo desossado, filé curto, filé de lombo e filé.

É chamado de contrafilé pois na carcaça do bovino este corte situa-se "contra" o filé mignon, ou seja, estão apenas separados pelas vértebras lombares. Pode ainda ser chamado de bife angosto ou bife de chorizo (espanhol), faux-filet (francês) ou striploin (inglês).

É uma carne macia, de sabor acentuado e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados.

Deve ser servido mal passado ou ao ponto, e assado em alta temperatura para que não enrijeça. Quando comprar contrafilé, evite os primeiros 6 a 7 centímetros do corte, perto da alcatra, pois neste pedaço há um nervo que atravessa a carne quase paralelamente à gordura, que somente será visível quando se estiver fatiando a carne.

Prefira pedaços de contrafilé com gordura uniforme. Antes do preparo, remova o "nervo" lateral que segue longitudinalmente na carne, se acaso ainda não tiver sido retirado.

Fonte

4 comentários:

  1. Andamos sempre a aprender.
    Obrigada pela informação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Raul!
    Ótimas essas postagens sobre carnes!
    Vou sortear outro livro receitas de Musses, Pastas e Antepastos. Passa lá no Aromas e Sabores para ver as regras. Acho que vai ser divertido! A participação está aberta a todos.
    abçs

    ResponderExcluir
  3. muito bom este post.................abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Muito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...
    Abçs

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas