Clique sobre a imagem para ampliar
O que iremos comer daqui a vinte anos? Como iremos produzir, conservar e preparar os alimentos num futuro próximo?
Estas questões levaram ao lançamento de um concurso de ideias promovido pela multinacional Philips com o objetivo de investigar possíveis caminhos para o futuro da comida. Levou-se em conta as atuais tendências, extrapoladas para um horizonte temporal de cerca de vinte anos no futuro.
Após árduo trabalho, os designers sintetizaram as suas ideias em três grandes projetos.
O primeiro desses projetos, intitulado home farming (agricultura doméstica), é semelhante a um móvel alongado com prateleiras. Consiste numa estufa dividida em diferentes níveis com a possibilidade de obter condições ambientais diferentes em cada nível e assim cultivar diferentes
espécies vegetais. Nos níveis mais baixos possui um reservatório de água que permite a criação de peixes. É, no fundo, semelhante a uma geladeira, mas com os alimentos vivos e, portanto, sempre frescos.
espécies vegetais. Nos níveis mais baixos possui um reservatório de água que permite a criação de peixes. É, no fundo, semelhante a uma geladeira, mas com os alimentos vivos e, portanto, sempre frescos.
Eu teria um desses na minha sala tanquilamente! rs...
O segundo projeto, diagnostic kitchen (cozinha diagnóstica), não é mais que um monitor que fornece informação personalizada sobre a comida. Graças a este dispositivo será possível saber qual o estado exato dos alimentos que se prepara para ingerir, e mais: existe um pequeno sensor que se engole como um comprimido e que fornece indicações precisas sobre o que necessita comer baseado na sua condição física e requisitos nutricionais.
O último projeto foi chamado de food creation (criação gastronómica). A partir de vários alimentos, este engenho cria combinações de diversas formas e consistências.
É de todos os projetos o mais misterioso mas as suas potencialidades prometem ser extraordinárias.
Será o fim da eterna dúvida sobre o que vai ser o jantar...até lá, fico com minha cozinha mesmo, mas bem que gostaria dos dois primeiros projetos...
Fonte
Super interessante...ainda não tinha parado para refletir sobre a comida do futuro(ou vice-versa).
ResponderExcluirEu também teria de imediato o tal "Home Farming", adorei! :D
Bjs
Super interessante, mas eu quero mesmo é continuar com minhas panelas de todo dia! kkkkkk
ResponderExcluirmuito legal, ajudou no trabalho escolar
ResponderExcluirRaul,muito interessante este post, pois do jeito que andamos com agrotoxicos e transgenicos talvez a saida seja essa , se formos lias espertos que a Phillips, vamos tratar de preservar nossas sementes puras, caso contaraio estaremos nas maos da Monsanto entre outras grandes corporações que alem de nos colocar goela abaixo as sementes e seus produtos derivados modificadas vai nos cobrar royalties ... mas o maior problema eles não vão resolver: a deterioração da saude de novas gerações e a conta dos medicos...Visite meu blog, transito num universo rustico demais para um nivel tecnologico deste porte, mas sou bem capaz de aprecia-las: bonitas e funcionais. So não me parecem "sustentaveis". Gostei muito das receitas de massas, simples e faceis de fazer... muito "gostoso" o blog. Aproveito para te apresentar o blog Come-se da Neide Rigo, tenho certeza que voce vai se deliciar! O meu: http://agroecologiace.blogspot.com.br. Ate a proxima!
ResponderExcluirElaine Batista