terça-feira, 3 de março de 2009

Como fazer azeite aromático

Parte 2 - Ervas aromáticas
Por: Raul Carneiro

Em 2008 fiz bastante vinagre balsâmico, pesto, azeite aromático, massalas e outros codimentos. Testei diversos temperos e formas de fazer. Cheguei nessa sequência de receitas, que deram muito certo e fizeram sucesso como presentes de natal e também em almoços/ jantares em casa. Boa leittura! Divirta-se.

O AZEITE AROMÁTICO


O azeite extra virgem provém da primeira prensagem de olivas a frio. Possui gorduras mono saturadas, que auxiliam na redução do mau colesterol (LDL). Também possui vitaminas e seu consumo ajuda a reduzir o risco de doenças coronárias, alguns tipos de câncer e regula a pressão sanguínea, além de retardar o processo de envelhecimento celular e favorecer a absorção de cálcio. Não deve ser aquecido a altas temperaturas pois perde suas propriedades.

Ingredientes: 500 mL de Azeite de oliva extra virgem de baixa acidez, tomilho, manjericão, ervas de provence, orégano, alecrim (todos desidratados), mostarda em grão e mix de pimentas em grãos desidratados (jamaica, vermelha, verde, branca).

Modo de preparo: Aqueça o azeite até ficar levemente morno (utilize o verso do dedo mindinho para testar a temperatura). O azeite não pode ser aquecido a altas temperaturas, pois perde suas propriedades.

Acrescente o equivalente a uma colher das de sobremesa do manjericão, ervas de provence, orégano, mostarda. Uma colher das de sopa de pimentas sortidas. Meia colher das de sobremesa de tomilho e um pequeno ramo de alecrim desidratado (nao maior que o dedo mindinho).

Evite utilizar ingredientes não desidratados, pois pode promover crescimento de fungos e estragar o azeite.

Deixe esfriar e acondicione em um vidro limpo e seco. Consuma após 30 dias.

Esse acompanha muito bem saladas, folhas, massas, queijos e até mesmo um simples pão. Bom apetite!

Gostou da receita?
Então comente.

Um comentário:

  1. BOA NOITE.

    PARA QUEM GOSTA DE GASTRONOMIA E APRECIA BONS PRATOS, ESTE BLOG ESTÁ DE PARABÉNS PELOS ITENS POSTADOS.

    ADELSON

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas