Cresci comendo galinhada, que é servida nessa região nos mais diversos tipos de eventos, indo de festas de aniversário, reuniões de família ou amigos e até casamentos.
Pessoalmente acho esse prato delicioso. Ainda preservo boas lembranças dessa receita e quase todo ano em meu aniversário faço uma galinhada para até 40 pessoas, com direito a guaraná mineiro, importado de Uberaba.
A galinhada é composta de arroz com frango, um vinagrete e tutu de feijão. Parece simples, mas a legítima galinhada mineira tem uns macetes/ detalhes que a fazem única. Nunca vi alguém que não gostasse. Esses macetes você confere agora:
Ingredientes:
5 chávenas de Arroz branco;
0,8 Kg de peito de frango;
Preparo:
Prepare o feijão normalmente, refogue e reserve. Corte a linguiça em rodelas, frite e reserve.
Corte o frango em pedaços e tempere-os a gosto (eu uso sal e alho apenas). Esquente bem o óleo em uma caçarola, frite 2 cebolas picadas e acrescente o frango, refogando-o. Mexa constantemente.
Quando o caldo secar e o fundo da caçarola começar a ficar enegrecido, coloque um pouco d'água, suficiente para amolecer essa borra que se formar e continue mexendo. Vá repetindo essa ação várias vezes.
O importante nesse preparo é ter paciência de ir secando e umedecendo o caldo até que o frango fique bem escuro. Acresende meia colher das de café de açúcar cristal para caramelizar o frango.
Acrescente o arroz, mexa bem e coloque água até a altura de um dedo e meio. Ferveu, abaixe o fogo, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando estiver o arroz pronto, desligue o fogo e mantenha a panela tampada.
Pique os tomates em cubos bem pequenos, assim como as cebolas. Acrescente salsa e cebolinha e tempere com limão, azeite, pimenta do reino e um pouco d'água. Reserve na geladeira.
Cozinhe os dois ovos, esquente o molho de tomates. Em uma caçarola comece a mexer o feijão com a linguiça e vá acrescentando farofa até a consistência começar a ficar pastosa. Coloque em uma travessa, distribua os ovos fatiados e derrame o molho de tomate sobre os ovos e o tutu.
Sirva acompanhado de guaraná gelado e uma boa pimenta.
Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo: 1:30 h
Bom apetite.
Eu não conhecia essa mistura de galinhada com tutu...amo os dois pratos mas nunca experimentei juntos...achei bem interessante...vou provar!
ResponderExcluirMeu Deus, são 23,30 eu com sono e com a boca cheia d'agua de vontade de comer esta galinhada caprichada.
ResponderExcluirÉ bem mineira mesmo, já comi mas nunca fiz, que dilicia
Até
tá com muito bom aspecto! tenho que experimentar! aqui em Portugal é raro encontrar esses pratos tipicamente brasileiros, genuínos! há muitos restaurantes brasileiros mas sempre com a mesma coisa: picanha, feijoada, bobó, etc...esse não conhecia!
ResponderExcluirNão conhecia a receita, parece ser bom.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEsse prato é uma gostosura.
À receita é bem diferente.
As vezes temos os ingredientes,
e não sabemos como fazer achei
uma ótima idéia.
BJS...
Lúcia.
Parece maravilhosa. Adoro galinhada
ResponderExcluirDeu até fome!
Anotei a receita
:) Abraço
Como bom mineiro, experimentei e ficou supimpa.
ResponderExcluir