segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Uma aula sobre o hino nacional

Recentemente recebi um e-mail com um vídeo da dona Ana Arcanjo (uma senhora que foi membro da cruz vermelha durante a revolução constitucionalista de 32) dando uma verdadeira aula sobre o hino. Ela contava sobre a parte do hino brasileiro que aprendeu a cantar na escola e cuja letra foi abolida.

Fiquei muito surpreso. Taí uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar.... A introdução do hino nacional tem letra. Sim. É isso mesmo. Pesquisei e é verdade. E olha que eu tive aulas de Educação, Moral e Cívica e também de Organização Social e Política do Brasil (OSPB) no colégio!

A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura , natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880.
Confira a letra extinta pela aula dada pela Dona Ana Arcanjo:


Um comentário:

  1. Imprente como sabemos tão pouco da nossa própria história. Não prcisamos ir longe, como no caso do hino....quer um exemplo? Quantos seriam capazes de citas os nomes do presidente do senado e da câmara?

    Barata Dagua

    ResponderExcluir

Confira as postagens mais populares do Entre Receitas